Fandango recebe Título de Patrimônio Imaterial Brasileiro, que será entregue pelo Iphan em Sessão Solene
A Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) da Prefeitura de Paranaguá realiza nos dias 15 a 17 de agosto a 5ª Festa do Fandango no Município. O evento começa com a entrega do Título aos Mestres de Fandango de Patrimônio Imaterial Brasileiro em sessão solene na Câmara de Vereadores.
A abertura acontecerá na próxima sexta-feira, dia 15, às 20h, com a Sessão Solene. Na ocasião será feita a entrega do Título aos Mestres do Fandango de Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo superintendente do Instituto do Patrimônio e Histórico Nacional (Iphan), José La Pastina Filho.
O segundo dia da festa acontecerá na Casa Cecy com a realização de debates. No dia 16, a partir das 9h30, acontece uma mesa redonda com o tema “Desafios e perspectivas para salvaguarda do Fandango com representantes do IPHAN, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Instituto Federal do Paraná – campus Paranaguá (IFPR), da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) e os grupos de fandango: Pés de Ouro, Ilha dos Valadares, Mandicuera e Mestre Romão.
No dia 16, ainda acontece, a partir das 20h, o baile especial de Fandango com os grupos do Mestre Brasílio, da Ilha dos Valadares, Mandicuera, Mestre Aorélio, Pés de Ouro, Mestre Nemésio e do Mestre Romão. O baile acontecerá junto com a Feira de Artesanato e gastronomia caiçara no entorno do Mercado.
No dia 17 de agosto, a partir das 15h, acontecerá café com banana e fandango, roda de viola com os Mestres, causos com Rogério Soares e Pilda Costa e a Feira de Artesanato e gastronomia caiçara no Mercado do Café.
De acordo com a presidente da Fumcul, Maria Angélica Lobo Leomil, os grupos de fandango estão na expectativa com a realização deste evento. “O prefeito Edison Kersten tem incentivado a participação dos grupos de fandango em eventos, pois isso faz com que a cultura seja valorizada”, destacou a presidente.
Autoridades participarão dos eventos que acontecerão durante todo o final de semana, em Paranaguá.