IV FESTPAR começa hoje com espetáculo

Todas as apresentações são gratuitas e acontecem no Teatro Rachel Costa. Este ano, 14 grupos estão concorrendo.

10695A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul), convida a todos a assistir as apresentações do IV Festival de Teatro de Paranaguá (Festpar), que hoje e vai até o dia 24. Todas as apresentações são gratuitas e acontecem no Cine-Teatro “Profª Rachel Pereira Costa”. 
Para abrir o Festpar, hoje, há o espetáculo Fractal e, após a apresentação, haverá debate com a presença do Núcleo de Dramaturgia do Sesi (Serviço Social da Indústria). Confira um resumo das peças que serão apresentadas nos dois primeiros dias de Festival.

Dia 18 

20H – ESPETÁCULO FRACTAL 
Uma investigação cênica de como relações cotidianas se cruzam nos dando lógica e significado e no instante seguinte, nos traindo. As mesmas relações seguindo uma dinâmica de construção/descontrução, sendo dispostas frente a outras condições nos dá possibilidade ao instável.

Frações irregulares de palavras reduzidas. Borrões de imagens em circunstâncias eternas. Entretanto, existe um todo, uma estrutura primordial bem definida e o jogo estabelecido na exposição das partes, ou fractais, é uma revelação insistente da completude deste universo.

DIA 19

15H -ALÉM DAS LENDAS HÁ HISTÓRIA 
Conta a história de um andarilho que fica louco por encontrar as histórias de sua cidade. Nelas, há segredos, que ele tem que contar ou passar para alguém que se comprometa à também passá-las para frente. Ele já se encontra desesperado, pois tem certeza que morrerá no dia seguinte, e todas estas estórias estão numa luz que ele carrega em todos os lugares por onde ele passa. ‘’Além das Lendas’’, é um mergulho das contações de estórias. Quem aceitará o desafio de receber a herança deste louco que insiste em além de contar, escutar estórias? Você aceitara? Cuidado que você pode ser o próximo a enlouquecer… Direção: Pilda Costa.

20H – SARITA FERNET RECEBE 
Um programa de auditório que fala de cuidados, amor, sexo e arte, apresentado por SARITA FERNET, uma feminista louca por homens e louca por risos. Uma peça de teatro que também traz sempre um outro artista como entrevistado. Sempre uma surpresa, misturando teatro e outras artes, que acaba sempre em gargalhadas. Censura: 16 anos. Direção: Rogério Soares.

Competição 
Neste ano, 14 grupos do Estado estão concorrendo. Ao final do Festival, haverá a noite de gala, com a entrega das premiações aos grupos vencedores.

Curso 
Uma das novidades deste ano é que o Núcleo de Dramaturgia do Sesi, que acompanhará as peças do festival, está oferecendo, em parceria com a Prefeitura, um curso para Produção, Direção e Atuação no Palco. Serão selecionados 40 alunos dentre os atores do festival.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *