Moradores de Matinhos também foram às ruas para manifestações

1011722_690617827633746_2066787158_nNa última quarta-feira (19), os moradores de Matinhos foram às ruas para apoiar as ondas de protestos nacionais e, também, para reivindicar por causas locais, como Saúde, Educação, Segurança Pública, além de outras pautas como, mais agilidade na execução das obras de responsabilidade da Prefeitura da cidade.

O evento foi organizado e convocado pelo Facebook e, em menos de 12 horas, mais de 1.000 pessoas já haviam confirmado presença. A concentração dos manifestantes teve início em frente ao prédio da Universidade Federal do Paraná (UFPR-LITORAL), onde cerca de 300 pessoas chegaram a bloquear as ruas que dão acesso ao local. Em poucos minutos, o grupo foi ganhando apoio e conseguiu fechar a Avenida J.K. de Oliveira, que liga o município à Guaratuba e Santa Catarina.
Ao passar pelo Hospital Nossa senhora dos Navegantes, os manifestantes fizeram silêncio, porém, chegando próximo ao Ginásio Vicente Gurski – abandonado pelas administrações públicas há 13 anos – não faltou barulho. Entre as reclamações, o fato de o Governo do Estado ter emprestado R$ 2,8 milhões para a reforma do local. Para os líderes do manifesto, com este dinheiro, daria para construir dois ginásios.
Mais adiante, o grupo parou em frente à Prefeitura Municipal e, de mãos dadas, cercou o prédio, deu um abraço simbólico no mesmo e cantou o Hino Nacional. De lá, partiram ainda pela JK, e depois pela Rua Ernesto Postarek, até a Praça Central de Matinhos, onde todos os acessos ao local foram bloqueados pelos manifestantes. Neste momento, mais de 1.500 pessoas já haviam se juntado ao grupo. Durante os três quilômetros percorridos, não foi registrado nenhum ato de vandalismo.
Entre os cartazes carregados pelos manifestantes, havia repúdio à PEC 37, à Copa do Mundo, à corrupção em geral, à favor da liberdade de expressão, além de pedidos por ciclovias, pela revitalização da orla, pelo cumprimento da lei do piso salarial dos professores da rede municipal, por mais apoio da Prefeitura à UFPR-Litoral, entre diversos assuntos.
De acordo com os organizadores do evento, nesse momento, as causas mais importantes são o aumento no número de atendimento médico diário nas Unidades de Saúde; a ampliação no horário de funcionamento da Farmácia Básica do município; a inauguração imediata de três Centros do Idoso e do Terminal Rodoviário; mais agilidade nas obras da Pista de Skate; o piso salarial dos professores; e a implantação de ciclovias e abrigos nas paradas de ônibus dentro do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *