Subconcessionária de água de Paranaguá apresenta atividades à bancada de vereadores

Durante três horas, diretoria da empresa de água e esgoto apresentou plano de investimentos e respondeu a questionamentos de 14 dos 17 vereadores que acabam de assumir o mandato em Paranaguá

A pedido da CAB Águas de Paranaguá, a nova bancada de vereadores recebeu a diretoria da empresa, na quarta-feira (27), no plenário do Palácio Carijó, na Câmara Municipal, para conhecer o trabalho, plano de investimento e esclarecer questões relativas a abastecimento de água e esgotamento sanitário e às próximas etapas do trabalho de universalização do tratamento de esgoto no município.

Em sua apresentação, Mário Müller comparou a cobertura dos serviços de água e esgoto em Paranaguá com a média do Paraná e do país. Segundo dados do Ministério das Cidades, Paranaguá tem hoje 100% de atendimento em água potável e 60% de tratamento de esgoto, mesmos índices do Estado do Paraná. E que, até o fim deste ano, vai atingir a marca de 70% de esgoto doméstico tratado, índice que coloca o município no ranking das cidades com a melhor cobertura no Brasil. Para se ter uma ideia, a média de tratamento de esgoto no país é de 37%.

“Como prestadora de serviços públicos, a CAB Águas de Paranaguá está à disposição para esclarecer os questionamentos e dúvidas da população”, disse Sérgio Bovo, ao responder a questões pontuais como a repavimentação de ruas da Ilha dos Valadares, que agora estão recebendo rede coletora de esgoto, e sobre o local em que serão instaladas as elevatórias de esgoto. Na oportunidade, os executivos da CAB Águas de Paranaguá se colocam à disposição dos vereadores para abrir todas as suas instalações para visitas e recebê-los quando houver necessidade.

Próximos passos – Os investimentos da concessionária em Paranaguá englobam uma série de ações que devem ser executadas até 2016, entre elas controle de perdas de água, construção de novo reservatório de 3.000 m³, desidratação de lodo na ETA Colônia e perfuração de novos poços em Alexandra. As construções de Estações Elevatória e de Tratamento de Esgoto em Valadares serão concluídas ainda este ano, assim como na Ilha do Mel. Guaraituba, Itiberê, São Vicente, São João, Alexandra, Cominese e Jardim Esperança também contemplarão obras de saneamento de esgoto no decorrer dos próximos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *