Crônica do Dia

 Praia e livros

537177_250360158430555_1992762965_nPor: Katia Muniz                                                                          cronicaskatia@live.com

Infelizmente, acabou no último final de semana. Estou falando do projeto biblioteca na praia, lançado pelo Governo do Estado do Paraná dentro da Operação Verão.

A bibliopraia, como foi denominada, disponibilizava livros e revistas que poderiam ser emprestados pelos veranistas e devolvidos num prazo de 3 dias. Pelo que pude acompanhar, o resultado dos empréstimos surpreendeu!

As pessoas souberam aproveitar o tempo de descanso à beira-mar para colocar a leitura em dia. Praia e livros, uma combinação perfeita!

Livros que se encaixaram perfeitamente entre uma partida de futebol e outra, na volta de um banho de mar, no retorno de uma caminhada, no descanso de um jogo de frisbee ou de vôlei.

Livros que fizeram companhia nos dias em que o sol não apareceu e a chuvinha fina e gelada insistiu em cair.

Livros que serviram de mergulho ao saber, à informação, à cultura, ao desenvolvimento intelectual. Assim, de maneira bem simples, sem precisar de aulas práticas, snorkel, máscara de mergulho, nadadeiras e outros equipamentos. Bastava querer mergulhar nas páginas.

A iniciativa foi ótima e merece bis. Livros nos ajudam a escrever melhor, a formar opinião, a entrar em contato com as palavras, a estimular o nosso raciocínio, a refletir, a viajar sem precisar fazer as malas.

Livros nos enriquecem por dentro e por fora.

O resultado desse projeto mostrou que as pessoas leem sim, mas ainda sentem uma certa dificuldade em manter a prática, seja pela falta de recursos financeiros, seja por ter que investir o dinheiro em outras prioridades. Mas, o projeto que contava com a desburocratização na forma do empréstimo, permitiu que muita gente unisse tempo livre a uma boa leitura, sem precisar mexer no bolso.

Eu faço votos e torço para que as pessoas que prestigiaram a iniciativa levem na bagagem o prazer e o gosto pela leitura, e que esta prática possa se estender aos outros meses do ano, e que não tenha sido apenas um amor de verão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *